GT Argamassas

O GT Argamassas (GTA) é um dos grupos de trabalho da Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (Antac). O trabalho do comitê consiste em estabelecer diretrizes, coordenar e acompanhar pesquisas realizadas em todo o país sobre argamassas. Consolidar esses estudos no contexto nacional é um dos principais objetivos do grupo.

As pesquisas estão voltadas para as argamassas industrializadas ou preparadas em obra e que sejam utilizadas em: a) revestimento de paredes e tetos, b) contrapiso, c) assentamento de alvenarias e d) assentamento (colante) e rejuntamento de revestimentos cerâmicos. São investigados os materiais constituintes, as propriedades nos estados fresco e endurecido, o desempenho dos sistemas, as manifestações patológicas, o controle em obra, dentre outros aspectos da aplicação de argamassas.

O GTA trabalha para difundir as pesquisas por meio da realização de simpósios científicos e também participa da revisão e elaboração de normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).